REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ANDRINI, Á. Novo Praticando Matemática. Álvaro Andrini, Maria José C. de V. Zampirolo. – São Paulo: Editora do Brasil, 2002. Obra em 4 v. para alunos de 5ª a 8ª séries.
ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget. Horizontes Pedagógicos, 1996, p.193-217.
BALDIN, Yuriko Yamamoto e FELIX, Thiago Francisco. Utilização de programa de geometria dinâmica para melhorar a aprendizagem de geometria em nível fundamental. Disponível em: UFSCar. Acesso em: 22 out. 2010.
BARROSO, J. M. Matemática. Projeto Araribá: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. São Paulo: Moderna, 2006, 1º ed. BRASIL, MEC. Parâmetros curriculares nacionais para ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC, 1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
Centro de Referência Virtual do Professor: Planificações de figuras tridimensionais. 2005. Disponível em: UFRGS. Acesso em: 11 out. 2010.
LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. Temas e Problemas Elementares. Coleção do Professor de Matemática. 2ª Edição. Rio de Janeiro. SBM. 2005.
GARCIA, V. C. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. 2005. Disponível em:
DANTE, L. R. Matemática Contexto & Aplicações. Ensino Médio e Preparação para a Educação Superior. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2002.
GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. 1998. Disponível em: UFRGS. Acesso em: 19 out. 2010.
LOUREIRO, C. Geometria no Novo Programa de Matemática do Ensino Básico.
Contributos para uma gestão curricular reflexiva. Lisboa, Educação e Matemática, número 105, 2009. Disponível em http://www.apm.pt/files/_EM105_pp061-066_lq_4ba2b378bd03e.pdf. Acesso em: 22 out. 2010.
KALEFF, A. M. R., Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças e outros materiais concretos / Ana Maria M. R. Kaleff. – Niterói: EdUFF, 1998.
MORAN, J. M. O Vídeo na sala de aula. 1995. Disponível em:. Acesso em: 15 mai. 2010.
PIRES, C. M. C. Espaço e Forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo. PROEM. 2000. Disponível em . Acesso em: 9 out. 2010.
PROENÇA, M. C. Um estudo exploratório sobre a formação conceitual em geometria de alunos do ensino médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação em educação para a Ciência/Área de concentração: Ensino de Ciências), Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista ”Júlio de mesquita Filho”, campus Bauru/SP. 2008-a. Disponível em: UNESP. Acesso em: 4 mai. 2010.
PROENÇA, M. C. A Representação de figuras geométricas e suas relações com a formação conceitual. 2008-b. Disponível em: SBEM. Acesso em: 19 out. 2010.
RIBEIRO, A. C.; PERES, M. P.; IZIDORO, N. Introdução ao Estudo do Desenho Técnico. Disponível em . Acesso em: 14 out. 2010. PEREIRA, A. M.; BEMFEITO, A. P.; PINTO, C. E.; SANTANA, M.; WALDHELM, M. Ciências, 9º ano: Volume 4. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.
SANTOS M. As TIC na matemática escolar. Disponível em: <http://nonio.fc.ul.pt/recursos/matematica/com_applets/sessaoAbrantes.pdf. 2008. Acesso em 5 Abr 2011.
MORAN, J.M. Tecnologias para organizar a informaçãoDisponível em USP:. 2009. Acesso em 5 Abr 2011.
Curso Mídias na Educação. Planejamento, Gestão e Avaliação do uso das Mídias na Educação. Disponível em: http://ead.ufsm.br/~teleduc/cursos/diretorio/apoio_235_28//04.html. 2011. Acesso em 8 Abr 2011.
MASITELI V.; LOPES R. P.; FEITOSA E. Ensino de Matemática por meio de novas tecnologias: Applets para o ensino e aprendizagem de funções e equações. Disponível em: www.impa.br/27coloquio/posters/76/abstract.pdf2009. Acesso em 8 Abr 2011.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. 2000. Acesso em 10 Abr 2011.
Print Friendly and PDF