Avaliação: Triângulos e quadriláteros
1. Classifique os
triângulos, quanto ao número de lados e quanto ao número de
ângulos:
a) Triângulo
escaleno ( ) um ângulo reto
b) Triângulo
obtusângulo ( ) três lados iguais
c) Triângulo
retângulo ( ) um ângulo obtuso
d) Triângulo
isósceles ( ) dois lados iguais
e) Triângulo
acutângulo ( ) três ângulos agudos
f) Triângulo
equilátero ( ) três lados diferentes
2. Registre só as
alternativas possíveis de ocorrer com os três ângulos internos de
um triângulo. Se necessário faça os desenhos.
a) Um reto e dois
agudos.
b) Dois retos e um
agudo.
c) Três obtusos.
d) Um obtuso e dois
agudos.
e) Um reto, um agudo
e um obtuso.
3. Calcule as
medidas dos três ângulos internos em cada triângulo:
4. Calcule a medida
do ângulo externo.
5) Relacione as
colunas:
a) Como são as
medidas dos lados
opostos em todo
paralelogramo. ( ) Correto.
b) Quando um
paralelogramo é chamado
de retângulo? (
) Errado
c) Quando um
paralelogramo é chamado
de losango? (
) Correto
d) Quando um
paralelogramo é chamado
de quadrado? (
) Correto
e) Todo retângulo é
um paralelogramo? ( ) Errado
f) Todo
paralelogramo é um losango? ( ) Correto
g) Todo quadrado é
losango? ( ) Iguais
h) Todo quadrado é
retângulo? ( ) Quanto tem os quatro ângulos retos.
i) Todo retângulo é
quadrado? ( ) Quando tem os quatro lados com medidas
iguais.
j) Todo losango é
um paralelogramo? ( ) Quando tem os quatro ângulos retos e os
e os
quatro lados com medidas iguais.
6)Encontre a medida
x do quadrilátero:
6) Determine as
medidas dos ângulos indicados.
Fonte das imagens:
Google imagens.