domingo, 10 de dezembro de 2017

1º Projeto Pedagógico: Geometria para alunos surdos

1º PROJETO PEDAGÓGICO
1. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/ALUNOS:
A Escola Especial para Surdos xxxxxxx, conta com duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental no turno da tarde, quais sejam:
Turma correspondente aos anos de ensino 6º e 7º anos, designada de Mata Atlântica com 14 alunos e Turma Cerrado com 6 alunos correspondentes aos 8º e 9º anos do nível fundamental, ambas atendidas com aulas de matemática pelo professor xxxxxxx, licenciado em matemática e mestre em educação.
2. TEMA:
Geometria em nosso cotidiano.
3. PERÍODO:
O presente projeto pedagógico será desenvolvido no período de cinco semanas.
4. OBJETIVO GERAL:
Analisar como alunos surdos podem estar relacionando à Geometria espacial e plana com o seu cotidiano, através de atividades práticas.
4.1 Objetivos Específicos
- Buscar que os alunos compreendam que as diversas formas presentes no cotidiano são obras da natureza, e os objetos que utilizamos com tantas aplicações na vida diária são construções humanas, que se utilizam da Geometria.
- Realizar inferências em língua de sinais.
- Ampliar a fluência conversacional em língua de sinais
5. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES SEMANAIS:
5.1. 1ª SEMANA:
Conteúdo
Geometria: Figuras geométricas espaciais (sólidos geométricos) e figuras geométricas planas com suas semelhanças e diferenças.
Metodologia
Apresentar aos alunos o que seriam figuras geométricas espaciais e planas, para que as diferenciem, sendo que os alunos serão convidados à construírem como exemplo um cubo através da planificação desse sólido e sua posterior construção física.
Mostrar aos alunos que o cubo tem suas faces, formadas por quadrados.
Mostrar aos alunos que as figuras espaciais têm três dimensões: comprimento, largura e altura, e que as figuras planas têm duas dimensões: comprimento e largura.
Os alunos sob orientação desse estagiário, poderão construir figuras planas com o auxílio de barbante e canudinhos de refrigerantes.
Na apresentação de sólidos geométricos, serão usadas miniaturas dos sólidos mais comuns ao nosso cotidiano.
Na apresentação de figuras geométricas planas, será usado o Tangram.
Recursos
Quadro branco, papelão, canetas coloridas, régua, tesoura escolar, Tangram, canudos de plástico, barbante.
Avaliação
Envolvimento dos alunos nas atividades.
5.2. 2ª SEMANA:
Conteúdo
Instrumentos de medidas.
Metodologia
Apresentação e finalidades de uso de instrumentos de medidas, como: régua, compasso e transferidor.
Recursos
Os instrumentos régua, compasso e transferidor.
5.3. 3ª SEMANA:
Conteúdo
Geometria: Semelhanças e diferenças entre um quadrado e um retângulo.
Metodologia
Buscar que os alunos entendam através da construção de um quadrado e de um retângulo, que um quadrado tem seus lados com medidas iguais e o retângulo não, e que caso o retângulo tenha todos os lados iguais ele será um quadrado.
Os alunos serão orientados a fazerem recortes de revistas de quadrados e retângulos.
Recursos
Quadro branco, revistas, régua, canetas, tesoura escolar.
Avaliação
Pelos recortes das figuras planas sugeridas.
5.4. 4ª SEMANA:
Conteúdo
Geometria: Semelhanças e diferenças entre uma circunferência e um círculo.
Metodologia
Buscar que os alunos entendam que: A circunferência é uma figura geométrica plana formada por inúmeros pontos cuja união resulta em uma linha fechada e que estão a uma mesma distância de um ponto central. [...] Se nós fizermos uma circunferência e preenchermos todo o seu interior, ela tornar-se-á um círculo.
Os alunos pelo uso do compasso, serão orientados a construírem o círculo e circunferência, utilizando recortes de revistas.
Recursos
Quadro branco, caneta, lápis, compasso, revistas, tesoura escolar.
Avaliação
Na construção de uma circunferência e de um círculo, através de recortes de revistas ou de papel mais resistente (papelão).
5.5. 5ª SEMANA:
Conteúdo
Presença da geometria em nosso cotidiano.
Metodologia
Os alunos deverão construir cartazes, onde deverão associar diversas figuras geométricas espaciais e planas com objetos da natureza e construções humanas.
Recursos
Papel jornal, recortes de figuras de revistas, canetas coloridas, régua, compasso, tesoura escolar.
Avaliação
Pelo envolvimento dos alunos nas construções.