domingo, 15 de dezembro de 2013

Didática

O vocábulo Didática deriva da expressão grega 'techné didaque', que se traduz por arte ou técnica de ensinar.

Aprendizagem significativa crítica


MOREIRA (2000) elenca seis princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica:
Perguntas ao invés de respostas (estimular o questionamento ao invés de dar respostas prontas);
Diversidade de materiais (abandono do manual único);
Aprendizagem pelo erro (é normal errar; aprende-se corrigindo os erros);
Aluno como perceptor representador (o aluno representa tudo o que percebe);
Consciência semântica (o significado está nas pessoas, não nas palavras);
Incerteza do conhecimento (o conhecimento humano é incerto, evolutivo);
Desaprendizagem (às vezes o conhecimento prévio funciona como obstáculo
epistemológico);
Conhecimento como linguagem (tudo o que chamamos de conhecimento é linguagem);
Diversidade de estratégias (abandono do quadro-de-giz).

Fonte: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf


Dez mitos a cerca do ensino e da aprendizagem da matemática


Construções falsas em ciência podem ser substituídas por proposições verdadeiras.
A matemática esta no universo, independentemente da humanidade.
Matemática diz respeito a números e contas.
Matemática não é piolho que dá na cabeça de todo mundo.
A competência matemática está comprometida em crianças com afecções neurológicas.
Na aprendizagem da matemática, primeiro vem o concreto, depois o abstrato.
A aritmética vem necessariamente antes da álgebra.
O gênero é uma variável sem valor na explicação das diferenças de desempenho em matemática.
A afetividade é uma variável sem valor na explicação das dificuldades da aprendizagem em matemática.
Em matemática, o conhecimento prático é hierarquicamente inferior ao conceitual.
Fonte: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Html/palestra.html