domingo, 20 de fevereiro de 2022

EF06MA01: Sistema de numeração decimal

Comparando números naturais
Se compararmos os números naturais podemos dizer que eles podem indicar por meio de símbolos, suas igualdades e diferenças. Para indicar que dois números naturais são iguais, usamos o símbolo de igual ( = ) e, para indicar que são diferentes, usamos o símbolo de igual com um risco.
Podemos ainda indicar que um número natural é maior ou menor que outro. Usamos o símbolo > para indicar maior, e usamos o símbolo < para indicar menor.
Assim: 9 > 8; 7 > 5; 4 < 5; 6 < 8
Os números naturais podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente. A ordem crescente é a ordem em que os números crescem e a ordem decrescente é a ordem em que os números decrescem. Exemplo:
Ordem crescente: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,…
Ordem decrescente: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0
Sucessor, antecessor e consecutivos
Todo número natural é seguido imediatamente por outro número natural chamado de sucessor.  Assim, podemos então entender que o sucessor de 2 é 3, de 109 é 110, de 1300 é 1301. Para entender melhor podemos dizer que o número imediato que vem depois de determinado número.
Antes de qualquer número natural vem imediatamente outro número natural chamado de antecessor. Assim, o antecessor de 1 é 0, de 20 é 19, e de 100 é 99.
Podemos entender que dois números naturais são consecutivos quando um deles é sucessor do outro. Assim, 10 e 11, 20 e 21, 100 e 101 são consecutivos.

Lendo e escrevendo um número natural

No Sistema de Numeração Decimal, os números são lidos ou escritos mais facilmente

quando separamos os algarismos em grupos de três, começando pela direita. Isso porque

cada três ordens forma uma classe.

Veja os números:

6 283 104 640

 5 000 254

Cada grupo de três algarismos constitui uma classe, e cada classe tem um nome, como

podemos ver no quadro a seguir.


O quadro de ordens nos ajuda a ler, escrever, compor e decompor números. Assim:

Lemos ou escrevemos por extenso: seis bilhões, duzentos e oitenta e três milhões, cento
e quatro mil, seiscentos e quarenta.



Quando todas as ordens de uma classe são representadas por zero, não se lê essa classe.
Lemos ou escrevemos por extenso: cinco milhões, duzentos e cinquenta e quatro.
Agora, veja este número escrito por extenso: Sessenta mil , trezentos e vinte e oito.
No quadro de ordens, podemos representar esse número usando algarismos assim:

Temos o número 60328.

Números racionais

A reta numérica