quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Conversão de unidades de arcos

GRAU
Chamamos de grau o arco unitário igual a 1/360 da circunferência.
Observe que a medida de um arco corresponde a uma circunferência completa é igual a 360º.
RADIANO
Chamamos de radiano (rd) a medida de um arco de comprimento igual à medida do raio da circunferência que o contém.
Sabemos que o comprimento de uma circunferência de raio R é igual a 2.π.R. Logo, uma circunferência contém 2π vezes o seu raio.
Assim, a medida em radianos de um arco correspondente a uma circunferência completa é iguala 2π rd.

Conversão de unidades
Como a medida de um arco que corresponde a uma circunferência completa é igual a 360º ou 2 π rd.
Assim, temos:
360º = 2 π rd ----> 180º = π rd

Exemplos:
1. Converta 60º em rd. (Pela regra de três)
180º -------- π rd
60º  ---------  x
x = π / 3 rd
Logo: 60º = π / 3 rd

2. Converta 2π / 3 rd em graus.
Para convertermos radianos em graus, basta substituirmos π / 3 rd por 180º e em seguida efetuarmos as operações:
Logo: 2 π / 3 = 120°

Conversão de graus em radianos

Conversão on line

Conversão de radianos para graus

Para convertermos radianos em graus, basta substituirmos pi radianos por 180° e em seguida efetuarmos as operações.
Mova o ponto a:

domingo, 15 de dezembro de 2013

Didática

O vocábulo Didática deriva da expressão grega 'techné didaque', que se traduz por arte ou técnica de ensinar.

Aprendizagem significativa crítica


MOREIRA (2000) elenca seis princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica:
Perguntas ao invés de respostas (estimular o questionamento ao invés de dar respostas prontas);
Diversidade de materiais (abandono do manual único);
Aprendizagem pelo erro (é normal errar; aprende-se corrigindo os erros);
Aluno como perceptor representador (o aluno representa tudo o que percebe);
Consciência semântica (o significado está nas pessoas, não nas palavras);
Incerteza do conhecimento (o conhecimento humano é incerto, evolutivo);
Desaprendizagem (às vezes o conhecimento prévio funciona como obstáculo
epistemológico);
Conhecimento como linguagem (tudo o que chamamos de conhecimento é linguagem);
Diversidade de estratégias (abandono do quadro-de-giz).

Fonte: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf


Dez mitos a cerca do ensino e da aprendizagem da matemática


Construções falsas em ciência podem ser substituídas por proposições verdadeiras.
A matemática esta no universo, independentemente da humanidade.
Matemática diz respeito a números e contas.
Matemática não é piolho que dá na cabeça de todo mundo.
A competência matemática está comprometida em crianças com afecções neurológicas.
Na aprendizagem da matemática, primeiro vem o concreto, depois o abstrato.
A aritmética vem necessariamente antes da álgebra.
O gênero é uma variável sem valor na explicação das diferenças de desempenho em matemática.
A afetividade é uma variável sem valor na explicação das dificuldades da aprendizagem em matemática.
Em matemática, o conhecimento prático é hierarquicamente inferior ao conceitual.
Fonte: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Html/palestra.html