segunda-feira, 25 de junho de 2012

Equação

Resolver equações ajuda a desenvolver o raciocínio, facilitando, assim, a resolução de problemas complexos que surgem no dia-a-dia.
Acompanhe a resolução do problema à seguir.

O professor de uma turma do 7º ano fez a seguinte pergunta aos seus alunos.
     Para responder à pergunta, podemos escrever uma sentença matemática chamada equação. Uma equação é uma igualdade em que há pelo menos uma letra que representa um número desconhecido.
    Chamando de x a idade do professor, escrevemos a seguinte equação.
                                                                 2 . x + 9 = 81
    Podemos resolver equações utilizando operações inversas.
    Para determinar o valor de x podemos utilizar a operação inversa da adição (subtração) e a inversa da multiplicação (divisão), assim:
                                                                2x = 81 - 9
                                                                2x = 72 (simplificando por 2, isto é, dividindo por 2.)
                                                                2x / 2 = 72 / 2
                                                                 x = 36
     Assim, x = 36, ou seja, a idade do professor é 36 anos.

     EQUAÇÃO
     É uma sentença matemática expressa por uma igualdade em que há pelo menos uma letra que representa um número desconhecido, chamada incógnita.
     Resolver uma equação é encontrar o valor desconhecido da incógnita, ou seja, obter a solução ou a raiz da equação.

     RESOLVENDO EQUAÇÕES PELOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO
     Exemplo

          Ao adicionarmos ou subtraímos um mesmo número nos dois membros de uma equação, a igualdade não se altera. Esse é o princípio aditivo da igualdade.
De maneira semelhante, ao multiplicarmos ou dividirmos os dois membros de uma equação por um mesmo número diferente de zero, a igualdade também não se altera. Esse é o princípio multiplicativo da igualdade.