segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Exercícios: grandezas diretamente proporcionais

O que são grandezas? 

- É tudo o que podemos medir ou contar!

São exemplos de grandezas : o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção.

Mas e razão, quem se lembra o que é?

 - É uma comparação que fazemos entre duas grandezas,  uma fração!

A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. A proporcionalidade direta é um conceito matemático amplamente difundido na população pois é bastante útil e de fácil resolução através da "regra de três". Quando existe proporcionalidade direta, a razão (divisão) entre os correspondentes valores das duas grandezas relacionadas é uma constante, e a esta constante dá-se o nome de constante de proporcionalidade.

Constante de proporcionalidade
Genericamente, podemos dizer que a constante para grandezas diretamente proporcionais é dada por x/y = C, onde x e y são grandezas e C é a constante.
Exemplo:

Segundo uma receita para fazermos biscoitos, serão necessários 2 ovos para fazermos 10 biscoitos; para fazermos 20 biscoitos serão necessários 4 ovos; para fazermos 30 biscoitos serão necessários 6 ovos. Observe se duplicarmos o número ovos, duplicaremos o número de biscoitos; se triplicarmos o número de ovos triplicaremos, o número de biscoitos, dizemos então que o número de biscoitos é diretamente proporcional ao número de ovos, assim também o número de ovos são diretamente proporcionais ao número de biscoitos.

Ainda observe que se dividirmos o número de biscoitos pelo número de ovos, a essa razão chamaremos de constante de proporcionalidade.
Assim: 10/2 = 5; 20/4 = 5 ; 30/6 = 5, ou seja a constante de proporcionalidade entre o número de biscoitos e o número de ovos é 5, ou seja: x/y = C

Grandezas diretamente proporcionais
São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é divida à metade.
Exemplo: Se três cadernos custam R$ 8,00, o preço de seis cadernos custará R$ 16,00. Observe que se dobramos o número de cadernos também dobramos o valor dos cadernos. 
1. Dada a seguinte receita:
Bolo de laranja
1. Ingredientes
• 3 xícaras de farinha de trigo
• 2 xícaras de açúcar
• 4 ovos
• 1 xícara de suco de laranja
• 1 colher de sopa de fermento em pó

Se quisermos aumentar ou diminuir a receita, devemos usar quantidades de ingredientes proporcionais às da receita original para que o bolo dê certo. Dizemos que qualquer ingrediente é diretamente proporcional a cada um dos outros. Se um dobra, o outro deve dobrar. Se um cai pela metade, o outro deve cair pela metade e assim por diante.


Dobrando a quantidade de um dos ingredientes, todas as outras quantidades também devem dobrar. As grandezas são, duas a duas, diretamente proporcionais.

• E se você tivesse 7 ovos na geladeira e quisesse usá-los no bolo? Como adaptar a receita de 4 para 7 ovos?

Basta usar a proporcionalidade e a propriedade das proporções. Acompanhe.

Há proporcionalidade direta entre a quantidade de farinha e a de ovos.


Multiplicando em cruz, obtemos: 4x = 3 . 7 -> x= 5,25
Como 0,25 = ¼ , são necessárias 5 1/4 xícaras de farinha de trigo para 7 ovos.

Multiplicando em cruz, obtemos: 4x = 14 = 3,5. Portanto são necessários 3 1/2 xícaras de açúcar para 7 ovos.

4x = 7 = 1,75. Como 0,75 = 3/4, devemos usar 1 3/4 de xícara de suco de laranja para 7 ovos.

Observe que a proporção entre o fermento e os ovos é a mesma que entre o suco e os ovos.
Então, deve-se usar 3 1⁄4 (três inteiros e um quarto) de colher de sopa de fermento.



2. Classifique as grandezas apresentadas nas situações a seguir em Proporcionais (P) ou em Não Proporcionais (NP).
A medida do lado de um hexágono regular e seu perímetro. P : sim, pois perímetro é a soma das medidas dos lados de qualquer figura geométrica.

A quantidade de cestas convertidas em uma partida de basquetebol e o tempo de jogo. NP: não altera o tempo de jogo.

A temperatura e a hora em que foi medida ao longo de um dia. NP: A temperatura pode oscilar ao longo do dia.

A distância percorrida por um automóvel, a uma velocidade constante, e o tempo do percurso. P: Sendo a velocidade constante, a distância também pode aumentar.

A medida da aresta de um cubo e seu volume, em litros. NP: Não porque o volume depende também, da medida de outras dimensões.

3. Uma livraria decidiu fazer uma liquidação com alguns livros.
Ao chegar lá, é possível ler o anúncio: “2 livros por R$ 19,00”; “5 livros por R$ 38,00”.
Os preços são proporcionais ao número de livros comprados? Justifique sua resposta.
- Não, pois R$ 38,00 seriam o preço correspondente a 4 livros.

4.  Maurício foi a uma quitanda e viu que três alcachofras custavam R$ 11,70.
Decidiu comprar 8. Quanto ele pagou no total? R$ 31,20
3  ---> 11,70
8 ---->   x 
3x = 8 . 11,70
3x = 93,6
x = 31,20, as grandezas são diretamente proporcionais.

5. Observe o gráfico a seguir:
Analisando as informações presentes no gráfico, responda:
a) Qual o preço de 2 kg de café? R$ 58,16
b) Qual o valor pago por 5,5 kg de café?
Um quilo custa: 29,08
1/2 kg, custa: 14,54
5 kg: 145,40 + 14,54 = 159,94 custarão 5,5 kg de café.

Exercícios: Princípio multiplicativo da contagem

 1.  Um restaurante oferece em seu cardápio quatro tipos diferentes de carnes (boi, porco, frango e peixe), que podem ser servidos com três tipos de acompanhamentos: arroz branco, massa e salada. De quantas maneiras diferentes se pode escolher um prato formado por uma carne e um acompanhamento?

Para cada tipo de carne, temos 3 possibilidades de escolha do acompanhamento. Assim, podemos determinar o número de possibilidades de formar um prato, utilizando uma multiplicação.

Assim, temos 12 maneiras diferentes de formar um prato.


2.  Em uma sala de aula de 8o ano com 25 alunos, dois alunos serão escolhidos para assumir os cargos de representante de sala e de suplente. De quantas maneiras distintas essa dupla poderá ser formada?
Qualquer um dos 25 alunos da sala pode ser o representante; portanto, temos 25 possibilidades para o cargo de representante. Escolhido esse aluno, restam 24 alunos para assumir a posição de suplente. Assim, aplicando o princípio multiplicativo, temos:


Existem 600 possibilidades de formarmos uma dupla, na qual um dos escolhidos é representante de sala e o outro, suplente.


3.  Uma sorveteria dispõe de 16 sabores de sorvete que podem ser combinados com 3 caldas diferentes (morango, chocolate e caramelo). De quantas maneiras é possível combinar uma bola de sorvete e uma calda? 48 maneiras.

                                                16 X 3 = 48 possibilidades.

4. (OBMEP) Os ciclistas têm aversão ao número zero (porque é oval) e ao número  oito (porque assim ficam as rodas após os acidentes). Quantos sócios podem se inscrever num clube de ciclistas se cada um deve possuir uma identificação de três dígitos, sem usar o dígito zero nem o dígito oito? 512

Como os ciclistas tem aversão aos números 0 e 8, dos 10 algarismos disponíveis, restam apenas 8. Como não há restrição quanto à repetição dos algarismos, é possível calcular o total de combinações, assim:  8 x 8 x 8 = 512

5. 

                   

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Exercícios: Valor numérico de uma expressão algébrica

1. Calcule o valor numérico, na forma decimal, da expressão algébrica 1/ x - x + √x quando x = 4. - 1,75

2.  Um modelo matemático mostra que o número N de pessoas que compram determinado produto após t dias de veiculação publicitária é dado por N = 10³ + 2 . 10^t. De acordo com esse modelo, quantas pessoas comprarão o produto após 5 dias de veiculação? 201 000 pessoas.

3. Considere a igualdade 

Quando p = 10⁴, r = 250 e n = 2, qual é o valor de A? 122 500
p= 10⁴ = 10000

A= 10000 . (1 + 250/100)² = 10000. (1 + 2,50)² = 10000.12,25 = 122500

4. Determine o valor numérico de cada uma das seguintes expressões algébricas:
a) 

, quando a = 4. 4


16 - 8 / √4 = 8 / 2 = 4

b) m² - 2mn + n², quando m= -1 e n= 1/4.   25/16
(-1)² - 2. (-1).1/4 + (1/4)² 
1 + 2.1/4 + 1/16
1 + 1/2 + 1/16 = 25/16

5) 

quando a = 8, x=10 e m=9. 4

√8² + 8.10 / 9 -> √64 + 80 / 9 -> √144 / 9 -> 12/ 3 -> 4 


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EF06MA10: Cálculo da fração de um número natural.

Ao trabalhar com números inteiros, basta multiplicar o número pelo numerador de uma fração. O denominador permanece o mesmo durante todo a multiplicação.
Exemplo: 3/4 de 100 = 300 / 4 = 75

1. Antonio tinha 42 pasteis, vendeu 2/3 desses pasteis. Quantos pasteis Antônio vendeu?

2/3 de 42 = 84/3 = 28 pasteis.

2. Quanto é um terço de sete? 1/3 . 7 = 7/3

3. Quantos são 2/5 do número 20? 2/5 . 20 = 40/5 = 8

Observação: Ao ler o "de entre dois números em um problema de palavra, pense nele como uma representação da multiplicação.

Adição e subtração de frações

 Adição e subtração de frações pela equivalência de frações

Utilizamos a equivalência de frações para os casos de adição e/ou subtração de frações com denominadores diferentes.

Exemplo:

2/3 + 5/9 =

2/3 . 9 = 18/27

5/9 .3 =15/27, 18/27 e 15/27 são frações equivalentes: assim obtemos frações com mesmo denominador, logo: 18/27 + 15/27 = 33/27, pois quando os denominadores são iguais, basta adicionarmos os numeradores.

Exercícios

1.  Helena foi à feira com certa quantia. Gastou 1/2 dessa quantia na banca de frutas e 1/3 dessa quantia na banca de verduras e legumes. Que fração da quantia inicial Helena gastou nessas duas bancas?

1/2 + 1/3 =

1/2 = 3.1 = 3 e 3.2 = 6, logo a fração 3/6 é equivalente a fração 1/2.

1/3 = 2.1 = 2 e 2.3 = 6, logo a fração 2/6 é equivalente a fração 1/3, agora podemos adicionar as duas frações, pois apresentam o mesmo denominador.

3/6 + 2/6 = 5/6 

Helena gastou 5/6 da quantia inicial.

Para adicionar ou subtrair números representados por frações que têm denominadores diferentes, primeiro encontramos frações equivalentes às frações dadas que tenham um denominador comum. Em seguida, efetuamos a adição ou a subtração com essas frações.

2. Para fazer um trabalho escolar, Gustavo usou 3/5 de uma folha de cartolina, enquanto sua irmã usou da mesma folha para fazer seu trabalho. Que fração dessa folha os dois usaram juntos? 17/20

3. Efetue as adições e subtrações, simplificando o resultado quando possível.



3.  Calcule o valor das expressões numéricas.







4. Ronaldo trabalha em um escritório e seu serviço é arquivar documentos. Em determinado dia ele arquivou 1/2 dos documentos no período da manhã e, no período da tarde, arquivou 2/5 . Que fração da quantidade de documentos Ronaldo arquivou nesse dia? 
1/2 + 2/5 =

 Frações equivalentes
1/2 = 5.1 e 5.2 = 5/10

2/5 = 2.2 e 2.5 = 4/10

5/10 + 4/10 = 9/10
Nesse dia, Ronaldo arquivou 9/10 dos documentos.

5. Entre os participantes de um congresso, verificou-se que 5/8 deles chegaram ao evento utilizando o metrô, 1/6 foi de carro, e o restante usou ônibus. Qual fração dos participantes foi de ônibus para o congresso?  5/24

5/8 + 1/6 + x =

5/8 = 6.5 e 6.8 = 30/48

1/6 = 8.1 e 8.6 = 8/48

30/48 + 8/48 = 38/48 

Relacionamos x com 48, por ser o número total de participantes, então: 48/48 - 38/48 = 10/48 = simplificando 10 e 48 por 2, obtemos: 5/24.
 . 
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sábado, 26 de fevereiro de 2022

Comparação de frações

 Comparar frações, significa analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais.

  • Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores. 
7/12 e 15/12 : Os denominadores são iguais, assim basta identificarmos qual dos numeradores é maior.

                            15/12 > 7/12
  • Quando os denominadores são diferentes, devemos realizar operações no intuito dos denominadores se tornarem iguais. Nesses casos, podemos transformar essas frações em denominadores iguais, através da equivalência de frações.

Exercícios

1. Verifique se as comparações são verdadeiras ou falsas.

a) Pois os numeradores são iguais.

b) 2/6 é equivalente a 1/3, pois 2.1 = 2 e 2.3 = 6


c) Simplificando 3/6 por 3, obtemos 1/2; logo 1/3 < 1/2

d) Denominadores iguais, logo, a fração com numerador maior é a maior.

e) Mesma explicação da atividade d, acima.

f) 2/10 é equivalente a 1/5, pois 2.1 = 2 e 2.5 = 10.

g) 3/6 não é equivalente à 2/3.

h) Numeradores iguais.

Exercícios com frações equivalentes.

 Duas ou mais frações que representam a mesma porção da unidade são chamadas frações equivalentes.

A parte amarela representa 3/4 da figura.
A parte amarela representa 6/8 da figura.
A parte amarela representa 9/12 da figura.


Você notou que as frações 3/4, 6/8, e 9/12 representam a mesma parte da figura?
 
 Dizemos que essas são frações equivalentes e escrevemos: ! ! .
 3/4=6/8=9/12

Exercícios
1. Verifique se as frações são equivalentes:
a) Sim, porque quando multiplicamos ou dividimos numerador e denominador por um mesmo número, diferente de zero, obtemos uma fração equivalente, no caso, multiplicamos por 3.
 b) Não

c) Sim


d) Sim

e) Sim


f) Não


2) Escreva uma fração equivalente a:

a) 3

b) 4

c) 5



3) Sabendo que a hora tem 60 minutos, represente com frações e simplifique:

5/60 da hora; 1/12 h



 15/60 da hora; 1/4 h.
  
 

30/60 da hora; 1/2 h.
 


10/60 da hora; 1/6 h.



45/60 da hora; 3/4 h.


60/60 da hora: 1 h.



4)  Usando a equivalência de frações, escreva qual número deve ser colocado no lugar de x em cada caso.










5)  Em um jogo, você acertou 15 de 20 tentativas. Escreva, na forma irredutível, a fração que representa as jogadas que você acertou. 3/4

EF06MA10: Fração como parte de um todo

Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.

 Exercícios

Exercícios com frações

1. Uma semana tem 7 dias. Que fração da semana é representada por:

a) 3 dias? 3/7

b) 6 dias? 6/7

2.  Que fração do ano 7 meses representam? 7/12

3.  Veja quantos ovos Helena tem para fazer um doce. 


Se ela usar 5 desses ovos, que fração da quantidade de ovos Helena vai usar? 5/12

4.  Ontem foi dia 17 em mês um mês de 30 dias. Que fração desse mês já se passou? 17/30

5.  Para encher uma xícara, são necessárias 8 colheres de farinha. Cada colher de farinha representa que fração da quantidade de farinha que se pode colocar na xícara?  1/8

 




 


Exercícios envolvendo porcentagem

Provavelmente você já se deparou com a expressão por cento em seu dia a dia. Essa expressão pode estar nas notícias veiculadas em jornais, TV ou internet, em ofertas comerciais e nos bate-papos diários com a família ou com os amigos.

Exemplo: O gerente de uma fábrica de ventiladores, informa ao dono da fábrica que já foram enviados 80% de 1000 produtos encomendados, isto significa que de 1000 ventiladores , 800 foram enviados. Pois 
80% de 1000 = 80/100 . 1000 = 800.

Relacionando a expressão por cento (%) com as frações de denominador 100 e as respectivas formas deci mais, temos, por exemplo:


Resolvendo problemas com porcentagem, através da regra de três:

1)  Em uma classe do 7º ano de uma escola, com 28 alunos, 8 usam óculos. Qual é a porcentagem de alunos que usam óculos em relação ao número total de alunos da classe?
Se o total de alunos da classe são 28, isso significa que na forma de porcentagem esse total é representado por 100%:
                                             28     ------    100%
                                               8     ........      x
28.x = 8 . 100 
28.x = 800
x = 800 / 28  = 28,57 arredondando: 28,6
Aproximadamente 28,6% (vinte e oito vírgula seis por cento) dos alunos da classe usam óculos.

2) Em uma cidade, cuja população é de aproximadamente 110 000 habitantes, verificou-se que 12,5% desses habitantes têm mais de 60 anos. Quantos habitantes dessa cidade têm 60 anos ou menos?
110 000   ------   100%
     x         ------   12,5%
100x = 110000 . 12,5
100x = 1375000
x = 1375000 / 100
x = 13 750 é  o número de habitantes da cidade que têm mais de 60 anos.

Como queremos descobrir o número de habitantes que têm 60 anos ou menos, subtraímos do total de habitantes:
110 000 _ 13 750 = 96 250
Então, nessa cidade, 96 250 habitantes têm 60 anos ou menos.

3) Uma camiseta custava R$ 40,00 e sofreu um acréscimo de 5%. Qual o novo preço dessa camiseta?
Calculando o acréscimo:
40 --------- 100%
 x ---------     5%

100x = 40 . 5
100x = 200
x = 200/100 = 2 

Para calcular o novo preço, adicionamos o valor do acréscimo ao preço inicial da camiseta.
Assim:
40,00 + 2,00 = 42,00
A camiseta passou a custar R$ 42,00.

4) Um anúncio em uma livraria diz o seguinte: SOMENTE HOJE! 25% DE DESCONTO EM QUALQUER LIVRO.
Carol queria comprar um livro que custava R$ 32,00. Qual o valor do livro com o desconto? 

Calculando o desconto
32    ------    100%
 x    -------      25%

100x = 32 . 25
100x = 800
x = 800 / 100 = 8
Assim, o desconto foi de R$ 8,00. Agora, precisamos subtrair R$ 8,00 dos R$ 32,00 (valor sem o desconto):
32,00 _ 8,00 = 24,00
O valor do livro com o desconto é de R$ 24,00.
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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

EF09MA01: O conjunto dos números reais

Reunindo-se, em um mesmo conjunto, todos os números racionais e todos os números irracionais, formamos o conjunto dos números reais, representado por R.


Os conjuntos numéricos N, Z, Q e I são subconjuntos de R, pois todos os elementos de cada um deles pertencem também a R. Observe que alguns números pertencem a um conjunto e não a outro. Por exemplo, 

Além desses, outros subconjuntos de R são muito utilizados:
R *: conjunto dos números reais não nulos (números reais diferentes de 0)
R+ : conjunto dos números reais não negativos (números reais maiores ou iguais a 0)
R_ : conjunto dos números reais não positivos (números reais menores ou iguais a 0)
R *+: conjunto dos números reais positivos (números reais maiores que 0)
R *- : conjunto dos números reais negativos (números reais menores que 0)

Em uma reta numérica, podem ser representados todos os números racionais e todos os números irracionais, ou seja, podem ser representados todos os números reais; e cada ponto dessa reta pode ser associado a um número racional ou a um número irracional.
Essa reta é denominada reta real. Observe a representação de alguns números na reta:


Diagrama do Conjunto dos Números Reais 



EF09MA02: Números irracionais

Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Números irracionais (I)

Observe o seguinte número racional: 0,4545454545...

Vimos que ele é uma dízima periódica, pois possui um número infinito de casas decimais e período igual a 45. Podemos representá-lo também por 0,45. Esse número pode ser escrito na forma a/b, em que a e b são números inteiros, com b diferente de 0. Nesse caso, 0,4545454545... = 5/11.1

Agora, veja outro exemplo:

3,8687888990...

Observando a formação desse número, podemos dar continuidade do seguinte modo:

3,868788899091...; 3,86878889909192...; 3,8687888990919293...; e assim por diante. Se continuarmos a preencher as casas decimais nessa sequência, teremos um número com infinitas casas decimais e sem um período que se repita.

Números como esse não podem ser escritos na forma a/b, em que a e b são números inteiros, com b ≄ 0. Assim, esses números não são números racionais.

Ao conjunto de números que apresentam essas características (número infinito de casas decimais e não periódicos) damos o nome de conjunto dos números irracionais. E representamos esse conjunto por I.

Número irracional é todo número cuja representação decimal é sempre infinita e não periódica.

São exemplos de números irracionais:

• √ 2 = 1,414213562373...

 • Pi  = 3,1415926535...

• 1,7070070007...


Mediatriz

 Mediatriz

Já sabemos que o ponto médio de um segmento o divide em dois segmentos congruentes.

Na figura a seguir o ponto M, pertencente a AB, é o ponto médio deste segmento, pois AM ≃ MB.


A reta perpendicular ao segmento AB e que passa pelo ponto M é chamada reta mediatriz de AB.


SAIBA QUE
Qualquer ponto da reta mediatriz tem a mesma distância de A e de B. Assim, a mediatriz é o lugar geométrico de todos os pontos equidistantes de A e de B.
Mediatriz de um lado de um triângulo é a reta perpendicular a esse lado que passa pelo seu ponto médio.
A reta r é a mediatriz do lado BC no triângulo ABC.

Todo triângulo possui três mediatrizes, que se encontram em um único ponto denominado
circuncentro.






quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Princípio multiplicativo da contagem

 PFC – Princípio multiplicativo da contagem

Exemplo 1: Esmeralda deseja montar um look para sair com suas amigas. Ela tem 2

opções de saia e 3 opções de blusa. De quantas maneiras ela pode montar o seu look ?



O Princípio Multiplicativo, ilustrado nesse exemplo, também pode ser enunciado da seguinte forma:
Se uma decisão d1 pode ser tomada de n maneiras e, em seguida, outra decisão d2 puder ser tomada de m maneiras, o número total de maneiras de tomarmos as decisões d1 e d2 será n x m.
No caso dos looks de Esmeralda, temos as decisões a serem tomadas:
d1 : escolher uma dentre 2 opções de saia
d2 : escolher uma dentre 3 opções de blusa
Assim, Esmeralda tem 2.3 = 6 maneiras de formar seu look.
Exemplo 2: Um colégio oferece a seus alunos cursos complementares no primeiro e no
segundo semestres.
No primeiro semestre o aluno pode optar por um dos seguintes cursos:
• Iniciação Musical ou História da Arte.
No segundo semestre as opções são três:
• Teatro, Dança ou Artes Plásticas.
O aluno pode escolher somente um curso por semestre.
Quantas e quais são as opções de escolha para o aluno no ano?
Há formas organizadas de registrar todas as possibilidades de escolha, além da
vista no exemplo 1 (uma tabela), e uma outra é o diagrama em árvore.

O aluno tem no total 6 possibilidades de escolha. Observe:
• Número de possibilidades para o 1o semestre: 2
• Número de possibilidades para o 2o semestre: 3
 2 . 3 = 8






quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

EF08MA12; EF08MA13: Grandezas proporcionais e não-proporcionais

 Grandezas proporcionais

1. Vamos analisar algumas situações que relacionam grandezas proporcionais.

No quadro a seguir, relacionamos a medida do lado de um quadrado e o respectivo perímetro.

Observe que, quanto maior a medida do lado do quadrado, maior o seu perímetro. E esse aumento é proporcional, pois, ao dobrarmos a medida do lado do quadrado, seu perímetro também dobrará. Ao triplicarmos a medida do lado, o perímetro também triplicará.

2. Um automóvel e um ônibus farão uma viagem entre São Paulo (SP) e Valparaíso (SP), distantes 560 km. A velocidade média permitida para o automóvel é de 100 km/h. Já o ônibus precisa transitar desenvolvendo uma velocidade média de 80 km/h. Sabendo que o automóvel leva 5,6 h para percorrer essa distância, considerando sua velocidade constante, calcule quanto tempo a mesma distância será percorrida pelo ônibus (também com velocidade constante).

Construindo um quadro que relaciona as duas informações, temos:

Observe que o produto entre a velocidade e o tempo gasto, em ambos os casos, é igual a 560. Conforme a velocidade média aumenta, o tempo gasto no percurso se reduz,

proporcionalmente.

3. Para asfaltar certa região retangular, de 25 m por 60 m, usamos 2 340 L de betume. Qual volume de betume é necessário para asfaltarmos outra região retangular, de 80 m por 60 m?

Para resolver essa situação, vamos construir um quadro, relacionando a área a ser asfaltada e a quantidade de betume necessário.

Observe que uma das dimensões do terreno se manteve.

A outra dimensão aumentou 3,2 vezes (80 : 25 = 3,2).

Assim, o volume de betume necessário também deverá aumentar em 3,2 vezes.

Dessa maneira, 2 340 x 3,2 = 7 488.

O volume necessário de betume será de 7 488 L.

Grandezas não proporcionais

Vamos analisar algumas situações que relacionam grandezas, mas não de forma proporcional.

1. Considere o lado de um quadrado, medido em centímetros (cm), e sua área, medida em centímetros quadrados (cm²).



Vamos organizar esses dados em um quadro.


Percebemos que, ao dobrarmos a medida do lado do quadrado, sua área quadruplicará. Da mesma maneira, triplicando a medida do lado, a área ficará multiplicada por 9.

Assim, podemos concluir que a medida do lado de um quadrado e de sua área não são grandezas proporcionais. Observe:


2. A escala de temperatura Fahrenheit é muito utilizada nos países de língua inglesa. Para converter uma temperatura, medida em graus Celsius (°C) para graus Fahrenheit (°F) é preciso multiplicar a temperatura em °C por 1,8 e somar 32. Observe o quadro a seguir.

Assim, 10 °C correspondem a 50 °F e 20 °C, a 68 °F.

As duas escalas termométricas não são proporcionais, pois, ao dobrarmos a temperatura em graus Celsius, isso não se repetirá na escala Fahrenheit.

Representação gráfica

As situações que apresentam grandezas proporcionais podem ser representadas por meio de gráficos.
Acompanhe as situações a seguir.
1. Considere um automóvel que, partindo de uma situação de repouso, começa a se deslocar 6 metros a cada 5 segundos. Observe no quadro a seguir os dados desse deslocamento.
 









Observe que, em todos os pontos, o deslocamento é igual a 1,2 vezes o tempo, pois 

Considerando o deslocamento como y e o tempo, como x, matematicamente, temos: y = 1,2 ? x.
Observe que os pontos estão alinhados, o que nos permite traçar uma semirreta, começando pela origem do sistema cartesiano.

2. Uma costureira está fazendo a tabela de preço dos vestidos que vai produzir. Ela sabe que o preço de 1 metro de cetim custa R$ 17,90. Decidiu fazer um quadro com valores para saber o quanto vai gastar, dependendo da quantidade de cetim que precisará comprar, depois representou em um gráfico. Observe.
 
      







Com a representação gráfica, ela consegue perceber, se precisar de 2,5 m de tecido, por exemplo, vai por volta de R$ 45,00.
QPodemos dizer que o valor gasto depende da quantidade de metros. Assim, se chamarmos o valor gasto em reais de y e a quantidade de cetim em metros, de x, temos: y = 17,9 ? x.
Com essa expressão, podemos calcular que para 2,5 metros de cetim essa costureira pagará
R$ 44,75.

Grandezas diretamente e inversamente proporcionais

Exercícios

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A reta numérica

Para representar a sequência dos números naturais, utilizamos a reta numérica. Trata-se de um importante instrumento para comparar e ordenar números. Então, vamos construir uma reta numérica em seu caderno:

1o) Utilizando uma régua, trace uma reta em uma folha em branco; em seguida, marque um ponto em qualquer parte da reta e marque o número zero nesse ponto (a numeração terá início nesse ponto).

2o) Marque outro ponto à direita do zero para representar o número 1. Utilize a régua novamente para medir a distância entre o zero e o 1.

3o) Em seguida, encontre a posição exata do número 2 na reta: utilizando a régua, marque o número 2 medindo a mesma distância que você obteve no passo anterior.

4o) Repita o passo anterior para os números 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, ..., até o número que você quiser. 

5o) Finalmente desenhe duas pontas de seta, uma antes do zero e outra após o último número de sua reta numérica.


Comparar e ordenar números naturais
Ao comparar dois números naturais distintos, utilizamos os símbolos . (maior que) e , (menor que). Podemos usar a reta numérica para fazermos a comparação. Para isso, precisamos lembrar que os números da reta numérica estão em ordem crescente e que todo número à direita de outro número sempre será maior. Por exemplo: o número 4 está localizado à direita do número 3 e à esquerda do número 5.
Então, vamos comparar os números 3, 4 e 5 utilizando a reta numérica.



Podemos afirmar que:
4 > 3
Lê-se: quatro é maior que três.
4 < 5
Lê-se: quatro é menor que cinco.
Em ordem crescente, podemos afirmar que 3 , 4 , 5.




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

EF07MA01: Múltiplos e divisores de um número natural.

 Múltiplos e divisores de um número natural. Números primos e compostos. 

Critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. 

Múltiplos e divisores 

Sequência dos múltiplos de um número natural 

Em geral, os ovos são vendidos em embalagens com 12 unidades cada uma. Quantos ovos teremos se comprarmos: 

• 4 embalagens? 

• 5 embalagens? 

• 6 embalagens? 

Para obter o número de ovos, multiplicamos o número de embalagens por 12. O número de ovos será sempre um múltiplo de 12. 

0, 12, 24, 36, 48, 60, ... é a sequência dos múltiplos de 12. Essa sequência é infinita. Observe que ela é obtida multiplicando os números naturais por 12. 

0 . 12 = 0 

1 . 12 = 12 

2 . 12 = 24 

3 . 12 = 36 

4 . 12 = 48 e assim por diante. 

Mais exemplos: 

1. Escreva a sequência: 

a) dos múltiplos de 4? 0, 4, 8, 12, 16, ... 

b) dos múltiplos de 15? 0, 15, 30, 45, 60, ... 

2. Qual é o número que é múltiplo de todos os números naturais? O número zero. 


Divisores de um número natural 

Nas embalagens mais encontradas no comércio, os ovos são dispostos


assim:

No entanto, podemos imaginar outras formas de dispô-los: 

Observe que encontramos os fatores ou divisores de 12: 1, 2, 3, 4, 6 e 12. 

Também dizemos que 12 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, e 12. 

Mais um exemplo 

Os divisores de 20 são: 1, 2, 4, 5, 10 e 20. 

• 1 é divisor de todo número natural. 

• O maior divisor de um número natural é ele mesmo