segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Porcentagem

 O que é porcentagem? 

A Porcentagem ou Percentagem representa uma razão cujo denominador é igual a 100 e indica uma comparação de uma parte com o todo. 

O símbolo % é usado para designar a porcentagem. Um valor em porcentagem, pode ainda ser expresso na forma de fração centesimal (denominador igual a 100) ou como um número decimal. 

Exemplos: 

Como Calcular a Porcentagem? 

Podemos utilizar diversas formas para calcular a porcentagem. Abaixo apresentamos três formas distintas: 

• Desta forma, 90 corresponde a 25% de 360.regra de três 

• transformação da porcentagem em fração com denominador igual a 100 • transformação da porcentagem em número decimal 

Devemos escolher a forma mais adequada de acordo com o problema que queremos resolver. 

Problematização 

1) Calcule 30% de 90 

Para usar a regra de três no problema, vamos considerar que 90 corresponde ao todo, ou seja 100%. O valor que queremos encontrar chamaremos de x. 



A regra de três será expressa como:

Para resolver usando frações, primeiro temos que transformar a porcentagem em uma fração com denominador igual a 100: 

Podemos ainda transformar a porcentagem em número decimal: 

30% = 0,3 

0,3 . 90 = 27 

O resultado é o mesmo nas três formas, ou seja 30% de 90 corresponde a 27. 2) 90 corresponde a 30% de qual valor? 

Note que nesse exemplo, já conhecemos o resultado da porcentagem e queremos conhecer o valor que corresponde ao todo (100%). 

Usando a regra de três, temos: 

Podemos ainda resolver o problema transformando a porcentagem em número decimal: 30% = 0,3 

Então é só resolver a seguinte equação: 


Assim, 30% de 300 é igual a 90.

3) 90 corresponde a quanto por cento de 360? 

Podemos resolver esse problema escrevendo na forma de fração:


Ou ainda, podemos resolver usando regra de três: 


Desta forma, 90 corresponde a 25% de 360. 


EF06MA11: Operações com números decimais.

Adição e subtração de números decimais 

Dona Sílvia vai ao banco pagar as contas do mês. Para saber quanto ela gastará no total, fazemos: 

Devemos somar centésimos com centésimos, décimos com décimos, unidades com unidades e assim por diante. Isso fica mais fácil se colocarmos vírgula embaixo de vírgula. 

Dona Sílvia tem no banco R$ 456,78. Se ela pagar as contas com esse dinheiro, quanto lhe sobrará? 

Como não é possível tirar 

9 décimos de 7 décimos, 

trocamos 1 unidade por 10 

décimos. 17 9 8








Podemos acrescentar zeros à direita da parte decimal, para visualizar melhor o que se passa nas adições ou subtrações. Por exemplo: 

8 - 0,94 =? 8,00 

8 = 8,00 -0,94 

 7,06 



  

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE DECIMAIS 

Ao dividirmos um número por 10, a vírgula anda para a casa da esquerda.

Ao multiplicarmos um número por 10, a vírgula anda para a casa da direita. 

Exemplos: 

4⋅10=40 

4÷10=4,0÷10=0,4 

4÷100=4,0÷100=0,04 

0,04⋅10=0,4 

0,04⋅100=4 

345÷10=345,0÷10=34,5 

34,5⋅10=345 

34,5⋅100=3450 

345÷100=345,0÷100=3,45 

345÷1000=345,0÷1000=0,345 

0,345⋅10000=0,3450⋅10000=3450,0=3450 

Para multiplicar decimais por números diferentes de 10, utilizamos o mesmo algoritmo da

multiplicação dos inteiros, de forma que o número com mais casas fique acima. Lembre - se

que isso é utilizado apenas para facilitar o algoritmo, pois a multiplicação de racionais é

comutativa, ou seja, a b = b a. ⋅ ⋅ 

Para sabermos onde colocar a vírgula no resultado final, basta contarmos quantas casas

decimais possui cada um dos nossos fatores e somarmos a quantidade de casas.

Exemplos:

A divisão de números decimais varia. Mas em todos os casos, buscamos transformar os 

números decimais em inteiros (multiplicando por bases 10). Exemplo: 

Note que 10/10=1 e assim, não alteramos o valor da nossa fração, somente escrevemos de  forma

diferente. Agora, temos uma divisão de inteiros: 

Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica. 

Números decimais na forma de fração 

Vamos escrever os números decimais na forma de fração?

Comparando números decimais 

O número de casas decimais é igual ao número de zeros do denominador da fração decimal

Multiplicando o numerador e o denominador de uma fração pelo mesmo número natural,

obtemos uma fração equivalente a ela. Por exemplo: 

Podemos acrescentar ou retirar zeros à direita da parte decimal de um número decimal

sem alterá-lo. Mais um exemplo: 

23,7 = 23,70 = 23,700 = 23,7000 = … 

Agora acompanhe a situação a seguir: 

Paulo tem 1,57 m, e Ademir, 1,45 m. Qual deles é mais alto? 

Paulo é mais alto, pois 1,57 >1,45. 

Para descobrir qual entre dois números decimais é maior, comparamos primeiro a parte

inteira: 1 = 1. 

Como houve igualdade, comparamos os décimos: 5 > 4. 

Pronto! 1,57 > 1,45. 

Observe mais um exemplo: 

 • 5,009 < 5,01 

 Parte inteira: 5 = 5 

Décimos: 0 = 0 

Centésimos: 0 < 1 

Claro! 5,01 = 5,010; 

então 5,009 < 5,010, porque 9 milésimos é menor que 10 milésimos.


Exercícios

domingo, 20 de fevereiro de 2022

EF06MA01: Números racionais

O conjunto dos números racionais é formado por todos os elementos que podem ser escritos na forma de fração. Assim, se o número pode ser representado por uma fração, então ele é um número racional.
Para compreender bem a definição de números racionais e todas as possibilidades que essa definição e esse conjunto numérico envolvem, é preciso lembrar da definição de fração.
Para comparar os números racionais, podemos dispô-los em uma reta numérica. Veja um exemplos:

Os números - 3, +3, - 2, + 2, -1 e +1 são opostos e possuem o mesmo valor absoluto, ou seja, valor em módulo. Observe:
|- 3| = 3

|+ 3| = 3

|- 2| = 2

|+ 2| = 2

|- 1| = 1

|+ 1|=1

Para comparar os números racionais, podemos utilizar os sinais de maior (>) e menor (<) ou considerar o sucessor e o antecessor de um número.
- 2 é antecessor de -1;
-1/2 é menor que + 0,8 → - 1/2 < + 0,8;
+ 3 é sucessor de +2;
0 é maior que – 2,5 → 0 > - 2,5.

Exercícios

Exercícios sobre frações e números racionais



EF06MA01: Sistema de numeração decimal

Comparando números naturais
Se compararmos os números naturais podemos dizer que eles podem indicar por meio de símbolos, suas igualdades e diferenças. Para indicar que dois números naturais são iguais, usamos o símbolo de igual ( = ) e, para indicar que são diferentes, usamos o símbolo de igual com um risco.
Podemos ainda indicar que um número natural é maior ou menor que outro. Usamos o símbolo > para indicar maior, e usamos o símbolo < para indicar menor.
Assim: 9 > 8; 7 > 5; 4 < 5; 6 < 8
Os números naturais podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente. A ordem crescente é a ordem em que os números crescem e a ordem decrescente é a ordem em que os números decrescem. Exemplo:
Ordem crescente: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,…
Ordem decrescente: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0
Sucessor, antecessor e consecutivos
Todo número natural é seguido imediatamente por outro número natural chamado de sucessor.  Assim, podemos então entender que o sucessor de 2 é 3, de 109 é 110, de 1300 é 1301. Para entender melhor podemos dizer que o número imediato que vem depois de determinado número.
Antes de qualquer número natural vem imediatamente outro número natural chamado de antecessor. Assim, o antecessor de 1 é 0, de 20 é 19, e de 100 é 99.
Podemos entender que dois números naturais são consecutivos quando um deles é sucessor do outro. Assim, 10 e 11, 20 e 21, 100 e 101 são consecutivos.

Lendo e escrevendo um número natural

No Sistema de Numeração Decimal, os números são lidos ou escritos mais facilmente

quando separamos os algarismos em grupos de três, começando pela direita. Isso porque

cada três ordens forma uma classe.

Veja os números:

6 283 104 640

 5 000 254

Cada grupo de três algarismos constitui uma classe, e cada classe tem um nome, como

podemos ver no quadro a seguir.


O quadro de ordens nos ajuda a ler, escrever, compor e decompor números. Assim:

Lemos ou escrevemos por extenso: seis bilhões, duzentos e oitenta e três milhões, cento
e quatro mil, seiscentos e quarenta.



Quando todas as ordens de uma classe são representadas por zero, não se lê essa classe.
Lemos ou escrevemos por extenso: cinco milhões, duzentos e cinquenta e quatro.
Agora, veja este número escrito por extenso: Sessenta mil , trezentos e vinte e oito.
No quadro de ordens, podemos representar esse número usando algarismos assim:

Temos o número 60328.

Números racionais

A reta numérica


EF08MA07: Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta

 

Dada a equação linear de 1º grau com uma incógnita: y = 2x - 2, apresentamos à seguir sua representação gráfica, isto é, a imagem reproduz graficamente, a associação de uma equação do 1º grau no plano cartesiano, relembrando que esse tipo de equação gera uma reta... 





EF08MA02: Potenciação e radiciação

 



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

9º ano

 


HabilidadesObjetos de conhecimento

EF07MA01Múltiplos e divisores de um número natural. (MDC) e (MMC)

EF07MA02Cálculo de porcentagens: decréscimos e acréscimos.

EF08MA06Valor numérico de expressões algébricas.

EF08MA12

Grandezas diretamente, inversamente proporcionais ou não pro


EF08MA13Resolução de problemas envolvendo grandezas proporcionais.






HabilidadesObjetos de conhecimento           

EF09MA01

Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento  
de reta.

EF09MA02Números irracionais.

EF09MA03Potências com expoentes negativos e fracionários.

EF09MA04

Números reais: notação científica e problemas


EF09MA15Polígonos regulares.

EF09MA18Unidades de medidas para medir distâncias muito grandes
 e muito pequenas.
Unidades de medidas de informática.

EF09MA22Tabelas e gráficos: Colunas, setoreslinhas, barras

EF09MA05Porcentagens: problemas que envolvem cálculos de
percentuais sucessivos.

EF09MA07Razão entre grandezas de especies diferentes. Velocidade
média, Densidade demográfica, Escala

EF09MA08Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Escala.

EF09MA09Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis.
Resolução de equações polinomiais do 2º grau por meio de
fatorações.

EF09MA10Ângulos formados por duas paralelas cortadas por uma
transversal.

EF09MA12Triângulos semelhantes.

EF09MA22Tabelas e gráficos: Colunas, setores, linhas, barras



HabilidadesObjetos de conhecimento

EF09MA06

Funções: representações numérica, algébrica e gráfica.              

EF09MA09Expressões algébricas: fatoração e produtos notáveis. 
Resolução de equações polinomiais do 2º grau por que podem
 ser
representados por equações polinomiais do 2º grau.  

EF09MA13Relações métricas no triângulo retângulo.
Teorema de Pitágoras.

EF09MA14

Retas








 paralelas cortadas por transversais: teoremas de

 proporcio...



EF09MA21Análise de gráficos.

EF09MA22Tabelas e gráficos.





HabilidadesObjetos de conhecimento

EF09MA11

Relações entre arcos e ângulos na circunferência
de um círculo.

EF09MA16Distância entre pontos no plano cartesiano.                                 

EF09MA17Vistas ortogonais.

EF09MA19

Volume de prismas e cilindros.


EF09MA20Análise de probabilidades de eventos aleatórios: eventos         
dependentes e independentes.

EF09MA22Tabelas e gráficos.

EF09MA23Pesquisa amostral.



Print Friendly and PDF

8º ano


BNCCObjetos de conhecimento

EF06MA01Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal.

EF06MA10Frações: significados (parte/todo, quociente), comparaçãoequivalência, adição e subtração; cálculo da fração de um número natural.

EF06MA11Operações com números racionais, na representação decimal.

EF07MA01
Múltiplos e divisores de um número natural: MDC e MMC

EF07MA02Cálculo de porcentagens: decréscimos e acréscimos.






BNCCObjetos de conhecimento

Notação cientifica.

EF08MA02Potenciação e radiciação.

EF08MA06Valor numérico de expressões algébricas.

EF08MA07Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta

EF08MA14Congruência de triângulos e demonstrações das propriedades dos quadriláteros.

EF08MA15Construções geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares

EF08MA16Construções geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares

EF08MA03Princípio multiplicativo da contagem.

EF08MA08Sistemas de equações polinomiais de primeiro grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

EF08MA10Sequências recursivas e não recursivas.

EF08MA12Variação de grandezas: diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

EF08MA13Variação de grandezas: diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

EF08MA17Mediatriz e bissetriz.

EF08MA18Transformações geométricas: Rotação, Translação, Reflexão.



BNCCObjetos de conhecimento

EF08MA04

Porcentagens.

EF08MA09Equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.

EF08MA13Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

EF08MA19

Área de figuras planas.


EF08MA22Princípio multiplicativo da contagem.

EF08MA23Gráficos.

EF08MA24Organização dos dados de uma variável contínua em classes.

EF08MA25Medidas de tendência central e de dispersão.


BNCCObjetos de conhecimento

EF08MA05

Dízimas periódicas: fração geratriz

EF08MA13Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

EF08MA20Volume de cilindro reto.

EF08MA21Medidas de capacidade.

EF08MA26Pesquisa censitária ou amostral.

EF08MA27 Pesquisa censitária ou amostral.
Print Friendly and PDF