segunda-feira, 13 de julho de 2020

Scratch - Introdução à programação

Esse é um simples exemplo que qualquer um pode construir, para iniciar o aprendizado em linguagem de programação.
Clicando na bandeira verde o gato move-se e mia.
Essa simulação foi construída com o programa SCRATCH, que você pode praticar na página do projeto: https://scratch.mit.edu/, mas existe versão em português-BR para PC.
Tutorial: https://wp.ufpel.edu.br/gipedu/files/2017/06/FAZENDO-ANIMA%C3%87%C3%83O.pdf
Observe que a animação abaixo, foi construída com somente três comandos, conforme imagem:




Mais um exemplo

Nesse exemplo, o gato caminha 10 passos para a frente e gira 15 graus no sentido anti-horário.




Neste exemplo a imagem (traje1), muda em 30 segundos para traje 2(fantasy1), quando clicar no primeiro comando.
Traje 2(fantasy1)

Traje1





quinta-feira, 4 de abril de 2019

Introdução


Oficina virtual de matemática

Evolução histórica da matemática
Exercícios para download
Formas geométricas
Fatoração de polinômios
Frações algébricas
Fração de uma quantidade
Função matemática
Função do 1º grau
Função do 1º grau (conceitos)
Função afim ou do 1º grau
Função do 1º grau (sistemas)
Função do 2º grau
Função crescente do 1º grau
Função constante
Função composta
Função cúbica
Função decrescente
Função exponencial
Função contínua
Função cosseno
Função identidade
Função linear
Função linear inversamente proporcional
Função modular
Função polinomial
Função seno
Clássicos da matemática
Introdução à linguagem de programação(Scractch)
Números e operações
Álgebra e funções
Espaço e forma
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
Didática
Dicionário matemático
Problemas e soluções
Bibliografia
Gráfico de frações
Gráfico da função de 1º grau (análise)
Grau
Graus, minutos e segundos
Inclinação de uma curva
Incentro
Inequação de 1º grau
Inequação do 2º grau
Introdução ao estudo dos limites
Propriedades dos limites
O tangram
Pi - um número irracional
Projeção ortogonal
Todo quadrado é um retângulo?
Representação da raiz quadrada
O completamento de quadrados
Quadrado da soma
Quadriláteros (trapézios)
Lei dos senos
Lei dos cossenos
Linguagem algébrica
Logarítimos
Matrizes
Matriz transposta
Máximos e mínimos (situação didática)
MMC de expressões algébricas
Introdução ao estudo dos limites
Máquina de função
Números opostos
O que é medir
Operações com funções
Ortocentro
Homotetia
Parábola
Parábola (diretriz e foco)
Paralelismo
Paralelogramos
Perpendicularismo
Posições entre uma reta e uma circunferência
Posições relativas de dois planos no espaço
Polígonos
Polígonos regulares
Postulado das paralelas (duras retas paralelas cortadas por uma transversal
Postulados de Euclides
Problemas do envolvendo equações do 2º grau
Produtos notáveis
Produto cartesiano
Raízes de uma equação do 2º grau
Razão: lista de exercícios
Reflexão
Retas no espaço
Regra da potência
Regra de Sarrus
Regra de Cramer
Retas e circunferências
Relações entre cordas
Relações métricas na circunferência (exercícios)
Relações de Girard
Relações entre álgebra e geometria
Segmento circular
Segmentos de reta
Semelhança de triângulos
Seno no círculo trigonométrico
Setor circular
Sólidos geométricos
Sólidos platônicos
Sinais da função quadrática
Sistema cartesiano
Sistemas de equações
Sistemas de inequações
Sistemas escalonados
Sistemas equivalentes
Sistemas lineares
Sistemas lineares: classificação
Taxa de variação
Teoremas da geometria plana
Teorema das raízes racionais
Teorema de Pitágoras
Teorema de Tales
Teorema dos ângulos internos de um triângulo
Teorema da semelhança de triângulos
Translação
Triângulos
Triângulo equilátero
Triângulo isósceles
Triângulo retângulo
Trigonometria no triângulo retângulo
Triângulo retângulo: relações métricas
Vértice da parábola
Vértice da parábola (cálculo online)
Volume dos sólidos geométricos
Volume de um cilindro
Volume do cone
Zero da função de 1º grau
Zeros da função quadrática ou de 2º grau

Geometria e radiciação (9º ano)


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Operações com graus, minutos e segundos


Um estudo sobre transformação de graus em minutos e segundos.

Os ângulos são medidos em graus (1º) - e as subunidades dos graus são os minutos (1º = 60') e os segundos (1' = 60").

Para realizarmos a conversão de uma unidade de tempo maior para uma unidade de tempo menor, devemos realizar uma multiplicação.
Para transformarmos de uma unidade menor para uma unidade maior, devemos realizar a operação inversa, ou seja, devemos realizar uma divisão.

Imagem Google
Transformar graus em minutos
Ex: 10º = 10 . 60 = 600’
2º = 2 . 60 = 120’
Transformar minutos em segundos
Ex: 3’ = 3 . 60 = 180”
22’ = 22 . 60 = 1320”

Observação: Nos dois casos acima para a operação inversa: dividimos por 60.

Soma de medidas de ângulos
Quando armamos a conta temos que colocar unidades semelhantes na mesma direção.
Ex: 30º 40’ 12” + 22º 13’ 7” = 52º 53’ 19”

Ex: 11º 36’ 30” + 20º 45’ 50” = 31º 81’ 80”
Observe que os minutos e os segundos ultrapassam o limite de 60, logo devemos convertê-los:
80” = 1’ 20” → 20” será a nova medida dos segundos, e 1’ somaremos ao próximo número à esquerda, ou seja, 81’ + 1’ = 82’
Mas temos que 82’ é maior que 60, então, devemos também transformá-lo:
82’ = 1º 22’ (pois 82 – 60 = 22), logo 22’ será a nova medida para os minutos e finalizando somaremos 1º aos 31º, que ficará igual a 32º, assim, a soma será: 32º 22’ 20”.

Diferença de medidas de ângulos
Ex: 30º 40’ 12” - 22º 13’ 7” = 8º 27’ 5” → observe que tanto o minuendo quanto o subtraendo os valores não ultrapassam 60.

Ex: 76º 50’ 8” - 20º 12’ 32” =
Como 8” é menor que 32”, tiramos um grau de 50 e somamos ao 8, obtendo: 68”
Mas lembre que tiramos um de 50, então ficamos com 49’, assim temos que o minuendo ficou maior que o subtraendo: 76º 49’ 68” - 20º 12’ 32” = 56º 37’ 37”


ATENÇÃO:
90º = 89º 60’ = 89º 59’ 60’’
180º = 179º 60’ = 179º 59’ 60’’
Ex: 90º – 40º 20’ 45’’
90º = 89º 59º 60” → 89º 59º 60” - 40º 20’ 45’’ = 49º 39’ 15’’

Multiplicação de medidas de ângulos
Ex: 15º 35’ 28” . 3 = 45º 105’ 84”
Mas temos que 105 é maior que 60, e 84” é maior que 60, devemos então convertê-los:
84” = 1’ 24”
105’ = 1’ + 105’ = 106’, mas observe que 106 ultrapassa 60, então:
106’ = 106 – 60 = 1º 46’, finalmente somamos 1º à 45º = 46º, logo obtemos:
46º 46’ 24”

Logo o resultado é: 11º 44' 50''





























Ex: 50º 17’ 30” : 6 =
50º : 6 = 8º e sobra 2 que multiplicamos por 60 = 120 + 17’ = 137’ que dividimos por 6, obtendo= 22’, sobrando 5, que multiplicamos por 60, obtendo: 300, que somamos com 30”, obtendo 330”, que dividimos por 6, que resulta em 55”, com resto zero.

domingo, 7 de outubro de 2018

EF09MA12: Semelhança de triângulos e Teorema de Pitágoras


1) Calcule a medida da hipotenusa pela expressão: x²=12² + 9²
2) Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 3√5 m e as medidas dos catetos são expressas por (x) e (3+x). Calcule a medida dos catetos.
3) Em um esquadro os lados perpendiculares medem 12 cm e 12√3 cm. Quanto mede o lado oposto ao ângulo reto desse esquadro?
4) Quantos metros de arame são necessários para cercar, com 6 voltas, um terreno em forma de trapézio retângulo cujas bases medem 12 m e 20 m e cujo lado oblíquo mede 10?








5) Um avião sai da cidade A e vai até a cidade B, que está à distância de 300 quilômetros. Depois, decola em direção à cidade C, a 400 quilômetros. Se o avião fosse em linha reta da cidade A para a C, quantos quilômetros percorreria?
6) Quanto mede a diagonal de um cubo, cuja aresta mede 3 cm?











7) Um avião percorreu a distância de 5 000 metros na posição inclinada, e em relação ao solo, percorreu 3 000 metros. Determine a altura do avião.
8) Determine quantos metros de arame são necessários para cercar uma área triangular com as medidas perpendiculares de 60 e 80 metros, considerando que a cerca de arame terá 4 fios.
9) Na figura, ABC é um triângulo isósceles e retângulo em A e PQRS é um quadrado de lado (2√2)/3. Determine a medida do lado AB.








10) Dado o triângulo. Calcule x e y:

sábado, 6 de outubro de 2018

Exercícios: Geometria - 6º ano


1. Observe os desenhos das figuras geométricas, depois associe as figuras com seu respectivo conceito geométrico:

( ) linha aberta ( ) sólido geométrico ( ) contorno ou linha fechada ( ) região plana
( ) sólido geométrico ( ) região plana ( ) contorno
2. Identifique nas formas, abaixo, a quantidade de vértices, faces e arestas:


A: ____________________
B: ____________________
C: ____________________







3. Preencha a cruzadinha:


























4. Sr. Juca quer construir uma caixa para guardar os brinquedos de seu filho, ele serrou várias formas geométricas de madeira. Para construir a caixa ele precisa de quais e quantas dessas formas?



Resposta:________________________________________________________________________
5. Associe as planificações com as figuras tridimensionais:



6. Informe o número de vértices, faces e arestas das pirâmides abaixo:

7. Que formas tem as faces laterais dos prismas abaixo? ________________________
E as bases (na ordem)? ___________________, _____________________, __________________
___________________


8. Entre as figuras abaixo, quais são simétricas e assimétricas?

Simétricas:
____________________________________

Assimétricas:

____________________________________


9. Uma caixa padrão de sapatos de adulto tem a forma de bloco retangular, cujas dimensões são:
medida da aresta AB = 34 cm
medida da aresta AE = 19 cm
medida da aresta AC = 12 cm
Cite todas as arestas:
a) que medem 34 cm:_______________

b) que medem 19 cm:_______________

c) que medem 12 cm:_______________


sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Geometria e álgebra


1. O grupo de José achou na internet a figura perfeita para colocar no mural sobre astronomia que está sendo montado em sua escola. Porém, para que caiba perfeitamente, José vai formatar a imagem acrescentando e retirando 2 cm no comprimento.
a) Supondo que a figura é quarada de lado y, a expressão algébrica que representa a superfície que ela vai ocupar no mural após ser formatado é?
(y+2)(y-2) = y² - 4

b) Se y= 10 cm, a área que a figura ocupará é de?
96 cm²

2) Uma mesa quadrada tem 400 cm² de área. Quanto mede cada lado dessa mesa?
400 = L² → l= 20 cm


3) Para cada figura, escreva uma expressão reduzida (simplificada) que represente a medida da área colorida:












a) (x+3)(x-3)                             b) x² - 5²


4) Nos retângulos abaixo, as medidas estão indicadas numa mesma unidade de comprimento. Determine a expressão algébrica que representa a área de cada um desses retângulos.


















a) (2x + 3) (x+2) = 2x² + 4x +3x + 6 = 2x² + 7x + 6
b) (x+5)(x+5) = x² + 5x + 5x + 25 = x² + 10x + 25
c) (x + 10)(x+10) = x² + 10x + 10x + 100 = x² + 20x + 100 (todo quadrado é também um retângulo).
d) (2x + 6)(2x+y) = 4x² +2xy + 12x + 6y

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Problemas do 2º grau

1) A soma de um numero com o seu quadrado é 90. Calcule esse numero. (R:9 e-10)

2) A soma do quadrado de um número com o próprio número é 12. Calcule esse numero (R: 3 e -4)

3) O quadrado menos o dobro de um número é igual a -1. Calcule esse número. (R:1)

4) A diferença entre o quadrado e o dobro de um mesmo número é 80. Calcule esse número (R:10 e -8)

5) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número. Calcule esse número. (R: 5)

6) A soma do quadrado de um número com o seu triplo é igual a 7 vezes esse número. Calcule esse número.(R: 0 e 4)

7) O quadrado menos o quádruplo de um numero é igual a 5. Calcule esse número (R: 5 e -1)

8) O quadrado de um número é igual ao produto desse número por 3, mais 18. Qual é esse numero?
(R: 6 e -3)

9) O dobro do quadrado de um número é igual ao produto desse numero por 7 menos 3. Qual é esse numero? (R:3 e ½)

10) O quadrado de um número menos o triplo do seu sucessivo é igual a 15. Qual é esse numero?
(R: 6 e -3)

11) Qual o número que somado com seu quadrado resulta em 56?   (R:-8 e 7)

12) Um numero ao quadrado mais o dobro desse número é igual a 35. Qual é esse número ? (R:-7 e 5)

13) O quadrado de um número menos o seu triplo é igual a 40. Qual é esse número? (R:8 e -5)

14) Calcule um número inteiro tal que três vezes o quadrado desse número menos o dobro desse número seja igual a 40. (R:4)

15) Calcule um número inteiro e positivo tal que seu quadrado menos o dobro desse número seja igual a 48. (R:8)

16) O triplo de um número menos o quadrado desse número é igual a 2. Qual é esse número? (R:1 e 2)

17) Qual é o número , cujo quadrado mais seu triplo é igual a 40?    ( R: 5 , -8)

18) O quadrado de um número diminuído de 15 é igual ao seu dobro. Calcule esse número.
(R: 5 e -3)

19) Determine um número tal que seu quadrado diminuído do seu triplo é igual a 28. (R:7 e -4)

20) Se do quadrado de um número, negativo subtraímos 7, o resto será 42. Qual é esse número?
(R: -7)

21) A diferença entre o dobro do quadrado de um número positivo e o triplo desse número é 77. Calcule o número. (R: 7)

22) Determine dois números ímpares consecutivos cujo produto seja 143. (R: 11 e 13 ou -11, -13)

23) Um azulejista usou 2000 azulejos quadrados e iguais para revestir 45 m² de parede. Qual é a medida do lado de cada azulejo? (R:15 cm)

24) A soma de um número real positivo x com o seu quadrado dá 42. Determine esse número (R: 6)

25) Multiplique o quadrado de um ´número real inteiro por 3 . O resultado é igual ao quíntuplo do mesmo número aumentado de  2 unidades. Qual é esse número? (R: 2)

26) Um número natural é 20 unidades menor que seu quadrado. Qual é esse número? (R: 5)